Título: Em pauta, saída dos brasileiros do Haiti
Autor: Denise Chrispim Marin e Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2005, Nacional, p. A10

BRASÍLIA - A visita do secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã de hoje abrirá uma chance ao governo brasileiro para tratar de duas questões atualmente sensíveis nas relações entre Brasil e Estados Unidos. A primeira será obter a avaliação americana sobre a real possibilidade de saída do País da liderança das forças de estabilização das Nações Unidas no Haiti. A segunda, a oportunidade de o governo brasileiro explicar ao gabinete americano que a reunião de cúpula América do Sul-Mundo Árabe, em maio, estará focada em questões econômicas e comerciais. Não deverá, portanto, mergulhar em temas políticos de interesse do Oriente Médio.

O primeiro tema está na agenda do encontro prévio de Rumsfeld com o vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar. O segundo, deverá ser tratado diretamente pelo presidente Lula, a quem interessaria também esclarecer outro ponto delicado - a sua avaliação de que a Venezuela não traz ameaça nenhuma à ordem democrática na América do Sul e que a vizinhança tem condições plenas para lidar com os riscos institucionais que eventualmente possam surgir, como ocorreu recentemente na crise da Bolívia.

Este será o primeiro encontro do presidente Lula com uma autoridade do gabinete do presidente americano George W. Bush, em seu segundo mandato. Trata-se de um momento de reacomodação das relações bilaterais, em especial, por conta da ascensão de Condoleezza Rice para a Secretaria de Estado. Anteriormente, a política externa era comandada pelo general Colin Powell, com quem o governo Lula manteve um relacionamento fluído e cordial, apesar das divergências em questões-chave.

Rumsfeld, um dos "falcões" de Bush, foi mantido na liderança do Pentágono. Esta será, entretanto, a segunda conversa reservada que o secretário da Defesa terá com Alencar. Ambos haviam se encontrado em novembro passado, em Quito, às margens da reunião de ministros da Defesa do hemisfério. Na ocasião, partiu de Alencar a iniciativa de convidar Rumsfeld para uma visita ao Brasil.

O secretário americano desembarcará em Brasília no final da tarde de hoje, vindo da Argentina. Seu primeiro encontro, amanhã às 8h50, será com Alencar. Depois da visita ao presidente Lula, embarcará para Washington. Com Alencar, tratará da complicada situação de violência no Haiti e da possibilidade de as tropas brasileiras continuarem a compor a Missão de Estabilização das Nações Unidas naquele país e a liderá-la até um período posterior às eleições haitianas.

Em junho, o Conselho de Segurança da ONU avaliará a possibilidade de postergação da ação no Haiti. No governo brasileiro, há dúvidas sobre a continuidade da ação militar.