Título: Sem Serra, Lula ganharia de todos os adversários
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/04/2005, Nacional, p. A5

A pesquisa CNT/Sensus tirou de campo o adversário que, na rodada anterior, teve o melhor desempenho na simulação de eleição presidencial contra o presidente Lula, o prefeito José Serra. A nova versão também não fez simulação de segundo turno de Lula contra Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves. Sem o enfrentamento direto com Serra, o presidente Lula superou com extrema facilidade todos os seus adversários. O diretor da Sensus, Ricardo Guedes, explicou ao Estado que o nome de Serra foi retirado por decisão do comitê da CNT que orienta o conteúdo da pesquisa. O comitê concluiu que "tudo indica" que Serra deve continuar na Prefeitura de São Paulo e não concorrerá à Presidência.

Sem Serra, Lula ganha de Ciro Gomes por 51,4% a 23,2%, vence Anthony Garotinho (52,9% a 22%), Geraldo Alckmin (54,6% a 21%) e César Maia (56,8% a 15,5%). Na rodada anterior, a simulação contra Serra tinha sido mais dura: 52% a 29,9%. Agora, na simulação mais ampla de primeiro turno, Lula ficou com 37,5%, à frente de Ciro Gomes (10,9%), Anthony Garotinho (10,8%), Geraldo Alckmin (8,3%), César Maia (5,6%) Heloísa Helena (2,6%) e outros.

Segundo Ricardo Guedes, o momento indica que Lula não tem adversário à altura de sua popularidade. Mas ele admite que essa é uma situação estática: no clima de uma campanha presidencial, diz, "é lógico que um candidato de oposição cresceria". A pesquisa CNT/ Sensus mostrou que o eleitor defende a coincidência de eleições para todos os níveis: 51,7% acham que a eleição municipal deve se realizar ao mesmo tempo que a federal e a estadual.