Título: PT emperra projeto social, e Heloísa Helena chora
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/04/2005, Nacional, p. A6

Retrato da contradição dos atuais tempos políticos, o plenário do Senado viu ontem a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), aos prantos, praticamente implorar para que os governistas desistissem de protelar a votação de uma proposta de emenda constitucional de sua autoria. A senadora quer que seja escrita na Constituição a obrigatoriedade da instalação de creches e pré-escolas gratuitas para crianças de zero a seis anos. Uma proposta que seria cara ao PT da oposição, que sempre lutou pela ampliação de recursos federais para a educação, não teve seu apoio ontem. Pragmático, de olho nas despesas orçamentárias decorrentes da implantação das escolas para as crianças, o líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), apresentou apenas uma emenda. E a emenda atrasou a votação que aconteceria ontem. Por trás da manobra, a posição de governo - contrária à proposta da senadora Heloísa Helena.

Inconsolável, apesar do apoio do PSDB e do PFL, a senadora chorava para que a emenda constitucional fosse votada na próxima terça-feira.

Para isso, uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) terá de ser realizada hoje para apreciar a emenda de Mercadante. "É uma emenda de mérito e não tem o objetivo de obstruir", disse o líder, que depois admitiu que o governo é contrário à proposta. A senadora conseguiu manter a data prevista para a votação de sua proposta