Título: 47% querem Brasil no CS, revela pesquisa da BBC
Autor: Reuters, EFE, DPA, AP e AFP
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2005, Internacional, p. A14

RESULTADO: Uma pesquisa encomendada pelo Serviço Mundial da BBC (emissora pública britânica de rádio e televisão) em 23 países indicou que 47% dos entrevistados defendem o ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Outros 18% apóiam a expansão do CS, mas são contrários ao ingresso brasileiro, e 17% se opõem à ampliação como um todo. De uma forma geral, a expansão do CS conta com a aprovação de 69% dos pesquisados. Fora do território brasileiro, onde o ingresso no CS obteve o sim de 70%, o mais forte defensor da entrada brasileira foi a Itália - apoio de 64% dos entrevistados. Em seguida vieram Canadá, com 61%, e Argentina, com 58%. Nos Estados Unidos, o Brasil obteve a aprovação de 51%.

Nos países da Ásia que também buscam uma vaga no CS, a presença do Brasil é recebida com menos entusiasmo.

Na Índia, 35% são contra; e 27%, a favor.

No Japão, outro país que busca uma cadeira vitalícia no CS, 29% defendem o ingresso do Brasil e 12% são contrários.

Na Coréia do Sul, 30% são favoráveis à candidatura brasileira, e 27%, contrários. Mas como 40% dos sul-coreanos são contrários à expansão do CS, se dependesse deles o Brasil estaria fora.

A pesquisa foi realizada pelo instituto de opinião pública GlobeScan Incorporated e pelo órgão de opinião pública da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.