Título: REPERCUSSÃO
Autor: José Maria Mayrink
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/04/2005, Especial, p. H2

"Um homem com grande sabedoria e conhecimento. Um homem que serve o Senhor."

GEORGE BUSH,

PRESIDENTE DOS EUA

"O novo papa Bento XVI vem da Alemanha, é uma grande honra para todo o país. Ele é um ilustre sucessor para João Paulo II."

GERHARD SCHROEDER,

CHANCELER ALEMÃO

"Sua Santidade traz uma grande experiência para essa função. A ONU e a Santa Sé dividem um forte compromisso com a paz, justiça social, dignidade humana, liberdade de religião e respeito mútuo."

KOFI ANNAN,

SECRETÁRIO GERAL DA ONU

"Eu envio ao papa Bento XVI meus calorosos cumprimentos e sinceros votos para sua importante missão na Igreja Católica."

JACQUES CHIRAC,

PRESIDENTE DA FRANÇA

"Eu ofereço à Sua Santidade cumprimentos e meus votos de sucesso em seu papado. Eu espero que continue nossa cooperação com a Santa Sé em questões internacionais importantes, como a África e o subdesenvolvimento."

TONY BLAIR,

PRIMEIRO-MINISTRO INGLÊS

"Parabenizamos Sua Santidade e desejamos muito sucesso. Esperamos que a histórica relação entre a Palestina e o Vaticano fique mais forte do que nunca e que o Vaticano dê apoio para que a continuidade da paz na Terra Santa."

MAHMOUD ABBAS, PRESIDENTE DA AUTORIDADE PALESTINA

"Expresso os sentimentos de todos os italianos e estou também particularmente encantado. Deixo minha calorosa e deferente homenagem do governo italiano."

SILVIO BERLUSCONI,

PRIMEIRO-MINISTRO DA ITÁLIA

"É um momento de grande felicidade para todos os italianos."

CARLO AZEGLIO CIAMPI,

PRESIDENTE ITALIANO

"Receba em nome do governo espanhol e do povo da Espanha calorosos cumprimentos por sua eleição e meus melhores votos para o papado que se inicia."

JOSÉ LUIS ZAPATERO, PRIMEIRO-MINISTRO ESPANHOL

"O papa Bento XVI assume num momento crítico em que a sabedoria coletiva mundial, incluindo da comunidade religiosa, é o fator mais importante para combater a pobreza e o subdesenvolvimento que afligem muitos povos."

THABO MBEKI,

PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL

"Eu torço para que esse papa continue a mesma tarefa de João Paulo II, que continue o diálogo entre religiões, lute pela paz e pela democracia e contra a pobreza."

JAN PETER,

PRIMEIRO MINISTRO HOLANDÊS

"Expresso minha sincera felicidade com a Igreja Católica pela escolha do novo papa. Torço para que ele continue com espírito ecumênico. O diálogo entre religiões é importante para a paz mundial."

JOSÉ SÓCRATES,

PRIMEIRO-MINISTRO PORTUGUÊS

"O novo papa personifica as esperanças para maior união, mais justiça e cuidado com a família. Tomara que a aceitação de tamanha responsabilidade dê os frutos esperados."

MARY MCALEESE,

PRESIDENTE IRLANDESA

"Israel tem esperança de que durante o mandato do novo papa possamos avançar nas relações com o Vaticano e, considerando a experiência do sumo pontífice, estou seguro de que é uma voz poderosa contra todas as formas de anti-semitismo, como seu antecessor."

SILVAM SHALOM,

CHANCELER DE ISRAEL

"Um companheiro compatriota que se torna papa nos deixa com especial alegria e um pouco de orgulho."

HORST KOEHLER,

PRESIDENTE DA ALEMANHA

"É uma grande decepção para aqueles que buscam uma reforma na Igreja. Como no caso de um novo presidente dos EUA, devemos dar ao novo papa um período de aprendizagem de 100 dias."

HANS KÜNG, TEÓLOGO ALEMÃO E CRÍTICO DO VATICANO

"É um momento de grande alegria para toda a Igreja."

JAVIER ECHEVARRIA,

PRELADO DA OPUS DEI "Neste momento de renovada esperança para o mundo, tenho especial satisfação em cumprimentar Sua Santidade, em nome do governo e do povo brasileiro, por sua eleição ao Trono de São Pedro. Estou seguro de que Sua Santidade promoverá com empenho a paz e a justiça social, ao mesmo tempo em que reavivará os valores espirituais e morais da Igreja."

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA,

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

"A escolha foi uma iluminação divina. É papa cristão, da Igreja, não é conservador, está dentro do espírito da Igreja. Não tem isso de conservador ou progressista. Espero que ele defenda todos os princípios éticos e morais."

SEVERINO CAVALCANTI, PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

"Espero que ele siga o exemplo do papa João Paulo II, de quem foi um auxiliar de primeira."

JOSÉ ALENCAR, VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA

"Bento XVI continuará e honrará essa difícil missão de ser, ao mesmo tempo, o pastor maior do rebanho católico e lutador pela harmonia entre todos os povos."

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO

"A escolha do papa é feita pelos cardeais com a bênção do Espírito Santo. Evidentemente não pode haver melhor escolha."

CELSO AMORIM, MINISTRO DAS

RELAÇÕES EXTERIORES

"Como papa, continuará exercendo o ministério, que é a coisa mais importante."

D. ANTÔNIO CELSO DE QUEIRÓS,

VICE-PRESIDENTE DA CNBB

"Ele é um homem com muita clareza sobre os dogmas de fé e certamente fará avançar o diálogo em torno dos temas que angustiam a humanidade."

D. LORENZO BALDISSERI, NÚNCIO APOSTÓLICO DO VATICANO NO BRASIL

"Ele é, sem dúvida, um dos teólogos famosos da Igreja. Em outro tempos, tinha uma posição mais branda, mas assumiu a tarefa de defensor da doutrina da fé, que lhe foi dada pelo papa anterior."

D. MAURO MORELLI, EX-BISPO DE DUQUE DE CAXIAS (RJ)

"Toda a história do século passado nos deu papas exemplares, dos quais diversos declarados santos. Da mesma forma hoje, Deus continua a proteger a Sua Igreja e a preservá-la de todo o mal"

D. ALOÍSIO LORSCHEIDER, BISPO EMÉRITO DE APARECIDA (SP)

"Ele é um homem afável e de diálogo."

D. RAYMUNDO DAMASCENO,

ARCEBISPO DE APARECIDA (SP)

"Sabemos que, por sua personalidade, ele vai dar continuidade ao trabalho de João Paulo II, porque foi o braço direito do papa falecido em questões de fé, moral, doutrina e dogma. Vai ser um papa de doutrina sólida e corajosa diante da realidade do mundo."

D. MOACIR VITTI, ARCEBISPO DE

CURITIBA

"A Igreja é uma hierarquia e o papa é o superior. Não cabe a nós qualquer consideração a não ser dizer bendito seja."

PADRE JÚLIO LANCELLOTTI, DA

PASTORAL DO POVO DE RUA

"Como prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, ele mostrava inteligência. Como papa, vai mostrar o coração. Vamos ver nele o pastor que ainda não vimos."

D. DADEUS GRINGS, ARCEBISPO

METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE

"Para muitos, essa escolha significou uma frustração. A expectativa era que fosse eleito um cardeal com a mente mais aberta. A nós cabe apenas respeitar a decisão."

D. ORLANDO SANTOS DE OLIVEIRA, PRIMAZ DA IGREJA EPISCOPAL

ANGLICANA DO BRASIL

"Esperamos que ele se aproxime mais das outras religiões, sem discriminar ou agir contra."

XEQUE JIHAD HASSAN, VICE-

REPRESENTANTE DA COMUNIDADE

MUÇULMANA NO BRASIL

"Todos nós esperamos que ele seja como seu antecessor, um defensor da paz do diálogo inter-religioso e da união entre os povos."

HENRY SOBEL, PRESIDENTE DO

RABINATO DA CONGREGAÇÃO

ISRAELITA PAULISTA

"Com o novo papa, esperamos que o compromisso ecumênico possa sofrer novos impulsos, no espírito do Concílio Vaticano II."

PASTOR WALTER ALTMANN,

PRESIDENTE NACIONAL DA IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO

LUTERANA NO BRASIL

REPERCUSSÃO