Título: D. Cláudio, satisfeito e emocionado
Autor: José Maria Mayrink
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/04/2005, Especial, p. H2

Em telefonema a seus assistentes, arcebispo de São Paulo contou que a escolha do papa foi conduzida de forma tranqüila CIDADE DO VATICANO-Quatro horas após o fim do conclave, que escolheu Joseph Ratzinger como o novo papa, o arcebispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes, rompeu o isolamento em que se instalou desde domingo e telefonou, ainda do Vaticano, para seus assistentes mais próximos. O brasileiro, que era cotado como um possível candidato para se tornar papa, afirmou ter ficado "muito satisfeito" com a eleição do cardeal alemão. Hoje, ele e os demais cardeais abandonarão o local onde viveram dentro do Vaticano. D. Cláudio havia deixado o local onde estava hospedado em Roma, o Colégio Pio Brasileiro, na tarde do domingo. Ao lado dele, foram os cardeais Eusébio Scheid e Falcão Freire. Desde que chegou à capital italiana, o cardeal de São Paulo foi insistentemente procurado pela imprensa internacional, que o apontava como um possível nome para substituir João Paulo II.

Vários jornais italianos chegaram a colocar o brasileiro como um dos principais nomes desse conclave. Mas desde que chegou a Roma, o brasileiro evitou falar na eleição do novo papa e muito menos sobre as próprias chances. Durante alguns dias, d. Cláudio chegou a evitar sair de seu alojamento, supostamente por causa de uma gripe.

Na ligação para seus assistentes na noite de ontem, d. Cláudio ainda teria dito que ficou "emocionado" por ter participado da experiência do conclave e pela forma com que o processo foi conduzido.

VOTO

D. Cláudio não teria revelado em sua breve conversa em quem teria votado nas eleições, que duraram pouco mais de 24 horas. A rapidez do processo surpreendeu até mesmo aos religiosos que auxiliaram d. Cláudio em Roma. "Foi muito rápido", disse um deles. Na noite de ontem, o porta-voz do Vaticano, Joaquim Navarro-Valls, fez a mesma avaliação em uma conversa com a RAI, rede de TV da Itália.

D. Cláudio, que ficará em Roma pelo menos até domingo para as cerimônias de início do pontificado, ainda revelou que o processo da escolha do novo papa foi conduzido de forma "tranqüila".

Para pessoas próximas ao brasileiro, a satisfação de d. Cláudio poderia ser explicada diante do fato de que o escolhido ter sido alguém que era o braço direito de João Paulo II, uma garantia de que suas avaliações sobre a doutrina e sobre o papel da Igreja continuarão seguindo uma linha parecida a do papa morto no ultimo dia 2.