Título: Pistoleiros atacam casa do ministro da Justiça e matam segurança
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/03/2005, Internacional, p. A12

PORTO PRÍNCIPE - Um grupo de homens armados atacou a casa do ministro da Justiça do Haiti, Bernard Gousse, matando um policial que fazia a segurança do local. O ataque evidencia o instável ambiente de segurança no país, que marcou eleições presidenciais no segundo semestre. Os pistoleiros dispararam várias vezes contra a casa do ministro, contou Yollete Mengual, porta-voz do governo interino, sem informar se Gousse estava lá.

O tiroteio de terça-feira à noite em Porto Príncipe ocorre dois dias após confrontos entre as forças de paz da ONU e ex-milicianos que ajudaram a depor o ex-presidente Jean-Bertrand Aristide no ano passado. Dois soldados da ONU e dois ex-milicianos morreram nos confrontos.

O ataque ocorreu em meio aos esforços das tropas da ONU e das autoridades interinas para desarmar as gangues de rua e os ex-soldados, responsabilizados pelas centenas de homicídios recentes, que podem afetar as eleições.

O secretário americano de Defesa, Donald Rumsfeld, elogiara na terça-feira, em Buenos Aires, antes de embarcar para o Brasil (ler mais na página AA) os esforços que estão sendo feitos para obter a paz no Haiti, mas manifestou suas dúvidas sobre as perspectivas de segurança para as eleições. "São necessários muitos esforços e planejamento do ponto de vista de segurança", disse Rumsfeld. "Temos de prever e atuar a tempo ou as coisas podem se agravar com rapidez." Juan Gabriel Valdés, enviado da ONU ao Haiti, disse que a organização está disposta a desarmar a milícia e ajudá-la a reintegrar-se à vida civil, mas também está preparada para persegui-la se se negar a cooperar.