Título: 'Dinheiro das Farc é denúncia antiga'
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/03/2005, Nacional, p. A9

Um encontro com o presidente Álvaro Uribe, da Colômbia, serviu ontem para o presidente Lula desmentir de viva voz que o PT tivesse recebido dinheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na campanha eleitoral de 2002. Lula afirmou que ele e o PT não levaram a sério a denúncia, publicada na imprensa brasileira. Chamou a atenção o fato de o presidente ressuscitar o assunto justamente numa reunião que tem no combate ao terrorismo um de seus principais temas. Na conversa, Lula disse a Uribe que a denúncia feita pela revista Veja, há duas semanas, "era antiga e sem fundamento".

Em tom conciliador, o presidente brasileiro insistiu com seu colega colombiano na intenção de colaborar no diálogo entre o governo da Colômbia e as Farc, se Bogotá enxergar benefício a nessa intermediação.

Lula contou a Uribe que havia duas acusações contra ele em 2002: "Uma é que eu ia transformar o Brasil numa Venezuela; outra é que eu estava sendo financiado pelas Farc. Nós não levamos a sério estas denúncias", disse.