Título: Venezuelano sugere 'declaração de paz'
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/03/2005, Nacional, p. A9

Chávez recebeu positivamente menção à Venezuela feita por secretária dos EUA

Pela primeira vez nos últimos anos, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deu sinais de interesse em uma "declaração de paz" com os Estados Unidos de George W. Bush. Ontem, Chávez afirmou que recebeu "positivamente" a recente menção à Venezuela feita pela secretária de Estado, Condoleezza Rice, e espera novos sinais de Washington para que possa acabar com a atual "guerra verbal" entre os dois países. No sábado passado, Rice declarou que os dois países mantêm relações sólidas e não interessa aos EUA ser inimigo da Venezuela.

"Tomamos nota da declaração da secretária de Estado. Aqui, nós a registramos", insistiu Chávez, sem mencionar Rice. "Respondemos positivamente a esses sinais e queremos amplificá-los. Queremos convidar o governo dos Estados Unidos a dar mais sinais positivos a esse respeito", completou.

Em entrevista, Chávez informou que os helicópteros que pretende comprar da Rússia e os aviões de transporte e navios de vigilância costeira que constam do contrato do que assinará hoje com a Espanha terão como destino a área social e o combate ao narcotráfico. Chávez não mencionou a operação de compra de 100 mil fuzis russos AK-47 que estão no centro das preocupações do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld.

"Não estamos aqui para causar reticências, irritações ou preocupações em ninguém. Não há nenhuma razão para isso", disse. "Temos caças F-16, que compramos dos EUA. Gastamos US$ 1 milhão para modernizá-los. Os novos aviões vão nos ajudar na luta contra o narcotráfico." O primeiro-ministro da Espanha, José Luís Rodríguez Zapatero, disse que os aviões e navios que seu país venderá à Venezuela não têm natureza ofensiva