Título: 'Bicha' não é termo chulo, diz relatório
Autor: Daniel Gonzales e Arthur Guimarães
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/03/2005, Vida, p. A15

Documento produzido por órgão da Secretaria da Educação de São Paulo não vê problemas no uso da palavra

Um relatório produzido por um órgão da Secretaria Estadual de Educação, durante investigação de uma discussão ocorrida entre professor e aluno de uma escola estadual de São Paulo, há 11 meses, diz que "bicha" não é termo chulo e reconhece que professores podem usá-lo em sala de aula. Em abril de 2004, durante uma discussão depois da chamada, um professor de história da Escola Estadual Professor Otacílio de Carvalho Lopes, em Artur Alvim, zona leste, mandou que o jovem R., que não tinha respondido e queria presença, "parasse de imitar uma bicha". No mesmo dia, o padrasto do adolescente registrou Boletim de Ocorrência e abriu um procedimento administrativo contra o professor, na diretoria do colégio. O caso foi, então, encaminhado à Diretoria de Ensino Leste 4, órgão da Secretaria Estadual de Educação, e originou um processo.

O relatório da Diretoria de Ensino afirma que "bicha" é um termo que pode ser usado pelos professores para "manter um relacionamento amistoso" com seus alunos (veja ao lado). O documento ficou pronto 2 meses após o ocorrido e conclui que a conduta do professor não pode ser referendada.

A secretaria estadual afirma que, depois de uma reavaliação, o caso passou para a 1.ª Comissão Processante Permanente, onde está atualmente. A comissão deve convocar testemunhas de defesa e acusação nos próximos meses, para dar seu parecer sobre o caso.