Título: Inflação cresce nos EUA e ações caem no mundo
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/03/2005, Economia, p. B

NOVA YORK - O que terça-feira ainda era uma ameaça, ontem confirmou-se: a inflação ganha força nos Estados Unidos. Com a notícia, Bolsas do mundo todo caíram, pois cresceram as expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) aumente os juros com mais vigor. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, em inglês), subiu 0,4% em fevereiro, pressionado por energia e combustíveis, informou o Departamento do Trabalho. O resultado, acima dos 0,3% previsto pelos analistas, é o maior desde outubro. O núcleo do índice, sem os preços de energia e alimentos, subiu 0,3%.

No mundo todo, os mercados reagiram, mas sem pânico. Em Nova York, o índice Dow Jones recuou 0,14%. Já o Nasdaq fechou com uma leve alta de 0,04% ajudado pela Intel. A Bolsa de Londres caiu 0,54% e a de Paris, fechou em queda de 0,36%.

A Bolsa de Tóquio, que fechou antes da divulgação do CPI, levou em conta o alerta do Fed de terça-feira e perdeu 0,9%.

Já o dólar se beneficia da perspectiva de juro mais alto. O euro caiu abaixo de US$ 1,30, pela primeira vez desde meados de fevereiro. No começo da noite, a moeda européia valia US$ 1,2974, queda de 0,82%.