Título: No supermercado, mulher decide 80%
Autor: Vera Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/03/2005, Economia, p. B7

A decisão de compra nos supermercados está na mão das mulheres. Em 80% das vezes são elas quem têm a última palavra na escolha dos produtos que levarão para casa, revela uma pesquisa feita pela LatinPanel em parceria com a revista SuperHiper. O levantamento, com base em 25 mil entrevistas/mês e 64 categorias de produtos, surpreendeu o setor. "O número chamou a atenção. A expectativa era que a participação das mulheres na decisão de compra ficasse entre 65% e 70%, no máximo", diz o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Carlos de Oliveira. Entre as entrevistadas, 35% trabalham fora e 25% são chefes de família, sendo que desse total, 94% são responsáveis pelos afazeres domésticos.

A pesquisa mostrou que 34% das consumidoras têm mais de 50 anos e que esta faixa etária responde por 33% do consumo. "É um indicador do envelhecimento da população, já alardeado por institutos de pesquisa", diz. Mas as faixas etárias intermediárias de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos também têm participação importante e respondem por 25% do consumo. Já o gasto médio maior, de R$ 15,60 por ida ao supermercado, é de mulheres de 30 a 39 anos.

Além de dados gerais, a pesquisa, observa Oliveira, revela hábitos de compra que podem monitorar promoções no varejo e os produtos lançados pela indústria. Ela mostra que 21% das consumidoras se preocupam com saúde e questões de meio ambiente.O levantamento revela também o potencial da baixa renda.

As classes D e E somadas respondem por 44% do consumo. Na escolha da loja, as mulheres das classes A e B valorizam, pela ordem, preço, variedade e marcas, comodidade e qualidade. A classe C coloca em primeiro lugar a variedade da marca, seguida pelo preço. "Esta faixa de consumidora entende que o preço mais baixo é o mínimo que se espera desses varejistas", diz Oliveira.