Título: 2 anos depois, Lula vai dar 1.ª entrevista coletiva
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/04/2005, Nacional, p. A5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai conceder, na sexta-feira, sua primeira entrevista coletiva, depois de dois anos e quatro meses de governo. No primeiro encontro formal com a mídia brasileira, o presidente deve responder, durante uma hora, perguntas sobre sua gestão.

Até ontem à noite, assessores do presidente trabalhavam para fechar o modelo e o formato da entrevista. A idéia inicial é fazer um sistema combinado. Uma parte será sorteada e outra será premiada pela assiduidade na cobertura palaciana. Mas a forma ainda depende da aprovação do presidente.

Os jornais de grande circulação poderiam ter quatro vagas para serem sorteadas entre os seis maiores do País, enquanto as três redes de TV que mais cobrem o presidente (Globo, Bandeirantes e Record) seriam escolhidas para participar da entrevista. As rádios e agências também seriam representadas, por meio de sorteio.

Estuda-se ainda a participação de veículos de comunicação das Regiões Nordeste, Norte e Sul. A Região Sudeste já estaria contemplada com a participação dos jornais de grande circulação.

Cada jornalista fará uma pergunta por veículo sorteado ou escolhido, mas não terá direito a réplica, como é usual em entrevista com presidente da República. Do encontro somente participarão jornalistas brasileiros, ficando os estrangeiros para um novo encontro, ainda a ser marcado pelo presidente.