Título: Uso exagerado de computador causa fadiga visual, diz pesquisa
Autor: Silvana Guaiume
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/04/2005, Vida&, p. A13

Sintomas, como dor de cabeça e miopia, atingiram 900 das 1.200 pessoas analisadas em Campinas Uma pesquisa do Instituto Penido Burnier, em Campinas, revelou que o uso do computador piora a visão das pessoas. Segundo o levantamento, 75% dos usuários de computadores tiveram fadiga visual, conhecida pela sigla CVS (de computer vision syndrome). "Nunca nossa visão de perto foi tão exigida", explica o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto. Durante 14 meses, ele avaliou 1.200 usuários de computadores e verificou que 900 deles, sendo 320 crianças, apresentaram algum sintoma da fadiga. Entre os pequenos, 30% tinham miopia transitória, quando a visão de perto é mais exigida e o olho passa a ter dificuldade para ver longe, e 21% tinham miopia irreversível.

"Nosso olho não foi feito para ficar duas horas olhando no mesmo foco", diz Neto. Ele estranhou o índice elevado de crianças com miopia irreversível compilado no estudo, de 21%, contra a média nacional de 12% registrada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

"Ainda não é possível estabelecer a relação direta entre o uso do computador e a miopia infantil acima dos padrões, mas isso pode ser conseqüência de uma maior exigência da visão de perto", afirma.

Outro problema é que o ser humano pisca em média 20 vezes por segundo. Na frente do monitor, a freqüência cai para 5 vezes. A piscada lubrifica o olho e é um instrumento de defesa. Segundo o International Data Corporation (IDC), os brasileiros passam 5 horas e 34 minutos por dia, em média, usando programas de mensagem instantânea e de multimídia. No caso dos americanos, são 2 horas e 8 minutos.

Os monitores modernos têm até 16,7 milhões de cores. O que parece uma conquista tecnológica é um problema para a visão, diz o oftalmologista. A variação de luminosidade sobrecarrega a musculatura que regula a entrada de luz até a retina. Os fundos brancos e amarelados, a posição do monitor com relação à luz e aos olhos contribuem para aumentar a fadiga.

O oftalmologista diz que os usuários de computador precisam conhecer o problema e combatê-lo. Os principais sintomas são dor de cabeça, olhos vermelhos, lacrimejamento em excesso e olho seco. Ainda de acordo com Queiroz Neto, a fadiga visual causa redução de produtividade de até 20% e pode tornar-se permanente.

O projetista Gilberto Schoeps usa computador há 23 anos e fica até 14 horas por dia na frente do equipamento. Oito anos atrás, adotou medidas para melhorar a qualidade da visão. A cada 40 minutos de trabalho, permanece 5 distante do computador. "Saio para para olhar árvores e descansar", ensina. Segundo o projetista, as medidas resolveram o problema.