Título: Papa visita o túmulo do apóstolo Paulo
Autor: José Maria Mayrink
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/04/2005, Vida&, p. A14

Peregrinação é um dos primeiros compromissos cumpridos por Bento XVI

Foi uma cerimônia de apenas 40 minutos. Bento XVI saiu do Vaticano, ontem à tarde, para rezar junto ao túmulo do apóstolo Paulo, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, a segunda igreja mais importante de Roma, reconstruída sobre as ruínas de um templo erguido pelo imperador Constantino, no século 4.º. A visita, ou peregrinação, é um dos primeiros compromissos que o papa deve cumprir ao ser eleito. Seu significado: reafirmar os "laços inseparáveis" da Igreja de Roma (de São Pedro, do qual é sucessor) com o apóstolo das nações (São Paulo).

Recebido por milhares de pessoas, Bento XVI ajoelhou-se diante da sepultura de São Paulo e passou 90 segundos rezando em silêncio. Depois incensou a sepultura, enquanto um coro de monges beneditinos entoava a antífona Egregie doctor Paule (Paulo, doutor ilustre). Ao lado, 18 cardeais, entre eles o cardeal-vigário de Roma, Camillo Ruini.

Em rápida homilia, o papa falou sobre a vocação missionária da Igreja, citando mais uma vez, como tem feito em todos os pronunciamentos, o exemplo de João Paulo II, "o papa missionário". Concluiu com uma mensagem de esperança, depois de recordar que seu predecessor canonizou e beatificou inúmeros mártires da história recente - pois o "século 20 foi um tempo de martírio".

A esperança: "Se o sangue dos mártires é semente de novos cristãos, no início do terceiro milênio é lícito esperar por um renovado reflorescimento da Igreja, especialmente onde ela sofreu mais pela fé e pelo testemunho do Evangelho", disse Bento XVI. Encerrando a cerimônia, o papa entoou o Pai-nosso em italiano. Acompanhando o coro, o povo cantou em latim.

Na entrada e na saída, o papa abençoou várias pessoas deficientes ou idosas, colocando as mãos na cabeça de cada uma. Ao passar pelo corredor central, uma mulher literalmente jogou uma criança de aparentemente um ano em seus braços. Ele parou e beijou a criança.

Bento XVI deixou o Vaticano às 18 horas e chegou de volta às 19h15, sob a proteção de 13 batedores e 8 carros de segurança. O percurso levou apenas 15 minutos, numa Mercedes-Benz preta, de vidros escuros, com duas bandeiras da Santa Sé no capô. Saiu por um portão lateral, mas ao chegar entrou pelo portão de Carlos Magno, à direita da basílica. A polícia isolou a praça de São Pedro que, naquela hora, ainda tinha centenas de turistas. Ontem, 25 de abril, Dia da Libertação, foi feriado na Itália, em comemoração ao 60.º aniversário da entrada dos aliados em Roma.