Título: Comércio de artigos religiosos tenta poupar a imagem de papas
Autor: Ana Paula Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/04/2005, Economia, p. B18

A morte de João Paulo II é muito recente e Bento XVI ainda não cativou o público, dizem pequenos fabricantes Os microempresários que trabalham com artigos religiosos estão divididos quanto ao que fazer em relação à morte de João Paulo II e à escolha de Bento XVI. O mercado de produtos religiosos se aqueceu com as buscas por produtos que remetam ao papa, mas as empresas discutem se é ético ou não lucrar com isso. "Eu sou contra fazer produtos que lembrem João Paulo II neste momento, porque não é certo fazer negócio a partir da morte de uma pessoa. E pouco se viu de Bento XVI. Mas as pessoas estão procurando lembranças", conta o empresário Marcos Apparecido, proprietário da Fernanda's Collection, empresa que produz terços, chaveiros e medalhas. Apparecido conta que um dos artigos que tiveram maior procura desde o dia 2 (quando morreu João Paulo II) foi o "terço do papa", uma réplica do terço carregado por Karol Wojtyla. A peça, em prata, tem miniaturas das quatro basílicas de Roma e um entalhe com o rosto do Pontífice. "Existe clientela para estes produtos, então, estamos estudando como podemos atendê-las sem faltar com o respeito ao santo padre. Talvez para a próxima semana tenhamos algum produto novo." Só de chaveiros, a Fernanda's Collection tem produzido cerca de 60 mil por mês.

A procura realmente cresceu nas últimas semanas. Maria Inês de Souza, supervisora de compras da Paulus - livraria que revende artigos religiosos de pequenas empresas -, conta que livros e artigos de João Paulo II estão vendendo cerca de 50% a mais que o normal. "As pessoas buscam principalmente pôsteres, santinhos de papel e livros", conta Inês. "Agora também começou uma procura, ainda tímida, por produtos relacionados a Bento XVI. Como João Paulo II era muito carismático e ficou 26 anos no Vaticano, os artigos relacionados a ele saem muito mais."

Segundo Inês, o mercado de produtos religiosos se aqueceu de 2003 para cá por dois motivos principais: a instabilidade dos empregos e a melhora da qualidade nos produtos nacionais. "De dois anos para cá, os produtos mais populares começaram a vender muito bem. Isso porque, quando há dificuldades no emprego, muitas pessoas se apegam à religião", diz a supervisora. "Mas de outro lado, a qualidade dos produtos nacionais subiu, e o mix é mais variado. Se antes existiam dois modelos de escapulário - cordões com duas imagens de santos -, hoje há mais de 30, de qualidade."

As grandes livrarias religiosas estão entre os maiores compradores dos microempresários. "Logo depois deles vêm os santuários, as paróquias, padres, e por último os devotos", lista Antonio Carlos de Oliveira, proprietário da Artesanato Costa, empresa que faz imagens de santos e símbolos religiosos.

"Uma das imagens mais vendidas é a de Nossa Senhora, em todas as suas aparições", diz Oliveira. "O fato de João Paulo II ter sido devoto de Nossa Senhora deve ter contribuído para isso. Ao longo do papado dele, a imagem de Maria vendeu mais que as de Jesus e dos outros santos." E só a artesanato Costa tem mais de 4 mil imagens em catálogo.

Ele acredita que, com a escolha de Bento XVI, a imagem de São Bento se torne mais procurada. "É uma imagem que saía bem pouco, mas com o novo papa creio que ela vá se tornar bem mais popular." São Bento é um dos padroeiros do trabalho.

MODA

A Santa Vaidade, empresa do ramo de bijuterias, produz escapulários e comemora os bons negócios. "Estamos vendendo bem na França e na Itália, onde fechamos mil peças com um novo cliente", diz um dos sócios da empresa, Sérgio Wajsros. Ele assinala que a moda também incentiva a venda de produtos. "Mesmo as pessoas não praticantes estão buscando imagens religiosas em roupas e acessórios."

Os produtos da Santa Vaidade mostram imagens de santos, mas a empresa aceita encomendas à parte. "Por questão de respeito, não faremos nenhuma linha com imagens dos papas, mas se algum cliente quiser encomendar, temos condições de atendê-los. Já recebemos encomendas até com imagens da Marilyn Monroe ou de girafas." A empresa também utiliza imagens de outras religiões, como a estrela de Davi. "Estamos estudando alguns elementos da cabala e também produtos para evangélicos."