Título: Presos mais 58 na fronteira dos EUA
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/04/2005, Metrópole, p. C8

Brasileiros viajavam em um ônibus numa estrada rural do México. Entregues às autoridades de imigração, eles devem ser extraditados

A polícia mexicana prendeu anteontem 58 brasileiros em uma estrada rural do Estado de Nuevo León, no norte do México. O grupo tentava entrar ilegalmente nos Estados Unidos, cruzando a fronteira do país. "Os brasileiros foram presos quando viajavam em um ônibus em um caminho rural, no lugar conhecido como Congregação Cantú", informou ontem Rómulo Torres, comandante da Polícia Estatal de Caminos de Nuevo León.

Torres disse que a polícia suspeitou ao ver um ônibus trafegando por essa estrada, onde não são comuns os coletivos. Os agentes decidiram, então, pedir que o ônibus parasse e acabaram descobrindo o grupo.

O comandante acrescentou que também foram presos os mexicanos Víctor Manuel Contreras, de 48 anos, e David Casillas Torres, de 40 anos, que estavam acompanhando os brasileiros. Desesperado com o flagrante, Contreras tentou subornar o comandante da polícia para escapar, oferecendo-lhe US$ 700. Os brasileiros serão entregues às autoridades de imigração. Depois, vão passar pelo processo de extradição.

Atualmente, autoridades americanas investigam a ação de um grupo criminoso organizado, especializado em ajudar brasileiros a cruzar a fronteira. Cada imigrante pagaria aos atravessadores aproximadamente US$ 10 mil.

Autoridades da imigração mexicana confirmaram ontem a existência de um grupo especializado em levar brasileiros para os Estados Unidos. A ação dos criminosos também está sendo investigada pela Procuradoria-Geral da República.