Título: Itamaraty recebe documento de engenheiro seqüestrado no Iraque
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/03/2005, Internacional, p. A19

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informou que o Itamaraty recebeu ontem um documento pessoal do engenheiro brasileiro João José Vasconcellos Júnior, seqüestrado em 19 de janeiro por grupos rebeldes no Iraque. Em entrevista no Palácio do Planalto, Amorim pediu a "compreensão" de todos para não dar detalhes de como conseguiu o documento e quem o repassou ao ministério, para não atrapalhar o trabalho de tentativa de localização do refém. O chanceler ressaltou, no entanto, que o documento - a carteira de uma associação de mergulho - não deve ser visto como prova de que o engenheiro esteja vivo, mas sim como um "primeiro contato" com pessoas que têm informações seguras sobre ele. O mistério sobre a sua real situação continua.

O mesmo documento foi mostrado em um vídeo produzido por um grupo extremista e divulgado pela rede árabe de TV Al-Jazira, dias depois do seqüestro.

Um diplomata da Jordânia teria entregue o documento de Vasconcelos ao Itamaraty, o que não foi confirmado por Amorim. O vídeo exibido pela Al-Jazira mostrava ainda cédulas de real e outros documentos de João José Vasconcellos. Indagado sobre se a família do engenheiro tinha sido informada sobre o documento, Amorim respondeu que a estava avisando. "Esse é um primeiro contato concreto que se logrou depois de pistas que se mostraram verdadeiras ou não", disse o chanceler. "Continuaremos a trabalhar com o objetivo de resgatar esse cidadão brasileiro e temos esperança de que ele esteja vivo."

FAMÍLIA

Para a família de Vasconcellos Jr., a entrega da carteira de mergulho do engenheiro ao Itamaraty em nada altera a situação do brasileiro. "Para mim isso é indiferente, é só um documento que eu vi pela televisão", afirmou Isabel de Vasconcellos, irmã de João José. Ela acredita que a carteira pode ter sido descartada pelos seqüestradores e encaminhada ao governo brasileiro por qualquer pessoa. "Não é uma prova de vida. Se fosse uma foto dele com o jornal do dia seria diferente." Isabel disse que essa também é a opinião da mulher do engenheiro, Tereza, e de outro irmão dele, Luiz Henrique de Vasconcellos.

Isabel acredita que João José está vivo e que os seqüestradores ainda farão contato. Ela elogiou a atuação do Ministério das Relações Exteriores: "Acho que eles (os diplomatas) estão se empenhando muito. Os que estão no Iraque são idealistas, afinal estão colocando em risco a própria vida. Estou muito satisfeita."

Isabel disse ter sido informada da novidade por um embaixador, que telefonou em nome de Amorim.

AMERICANO SEQÜESTRADO

O Departamento de Estado dos EUA informou ontem que um americano foi seqüestrado segunda-feira no Iraque, junto com três jornalistas romenos. O departamento não deu detalhes nem revelou a identidade do americano.

A Al-Jazira exibiu ontem a imagem dos três romenos. Uma quarta pessoa, não identificada, aparece junto aos reféns. Não se sabe se é o americano. Na fita, os quatro estão sentados no chão, sob a mira de dois seqüestradores. Os três homens usam calças jeans e a repórter da Prima TV de Bucareste, Marie Jeanne Ion, aparece com o rosto coberto por um véu. A imagem não identifica o grupo de seqüestradores, que não menciona nenhum tipo de exigência.