Título: Suplicy pede demissão do marido de Marina Silva
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2005, Nacional, p. A6

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu ontem a demissão de Fábio Vaz de Lima, marido da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do gabinete de seu suplente, Sibá Machado (PT-AC), revelada ontem pelo Estado. Mesmo acreditando que a iniciativa da contratação não foi da ministra, Suplicy avalia que a medida serviria até para preservar a imagem dela e evitar que, mais adiante, venha a ser cobrada por isso. "A melhor forma de não haver nenhuma ilação sobre o problema é ele ter um trabalho em outra área", sugeriu. Suplicy argumentou que é norma no PT recomendar a seus filiados que não empreguem parentes.

"É fato que Fábio não é parente do senador Sibá, mas o senador é suplente da ministra e, caso ela volte ao cargo, estará criada uma situação de incompatibilidade."

Como revelou o Estado, Fábio Vaz foi contratado como assessor técnico do gabinete, com salário de R$ 8,2 mil. Antes disso, era secretário-executivo do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), um conglomerado de mais de 200 organizações não governamentais que atuam na região.

Fábio não quis falar sobre sua contratação. Questionado se continuaria no cargo respondeu com outra pergunta: "Por que não?"

Para Suplicy, a opinião pública não apóia situações como essa, mesmo tratando-se de pessoas competentes, como acredita ser o caso dele. "Acontece que essa explicação não é considerada aceitável pela maior parte da população brasileira, uma vez que as pessoas avaliam outros critérios, que não os de afinidade consanguínea, para contratação em cargo público."

IRMÃ

O senador lembrou de seu primeiro mandato, na Assembléia de São Paulo, em 1979, quando teve de dispensar o trabalho de uma irmã, mesmo ela tendo trabalhado mais de um ano voluntariamente em seu gabinete. A decisão se deu depois deles avaliarem juntos que o fato de ele contratá-la não seria bem recebido pela opinião pública. "Isso foi há 26 anos e nunca mais pensei em contratar parente, mesmo tendo uma família grande, porque sei ser essa uma questão muito sensível, que a população não aprova."

Suplicy elogiou Fábio Vaz várias vezes, mas foi categórico: "Como ele é muito competente, é melhor esteja trabalhando em outra área. Como exemplo de ministra e senadora, tenho certeza de que Marina vai refletir sobre essa questão." Ele elogiou o gesto da senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) de coletar assinaturas viabilizando uma proposta de emenda à Constituição que proíba a contratação de parentes em cargos públicos.