Título: Diante de santa restaurada, presidente critica descaso de seus antecessores
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2005, Nacional, p. A6

BRASÍLIA-Virou guerra santa. Ao receber uma imagem restaurada de Nossa Senhora da Conceição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou ontem para comentar o descaso de antecessores com a conservação das obras de arte sacra dos palácios de Brasília. Em audiência concedida a restauradores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Palácio do Planalto, Lula disse que os governantes precisam ter um "controle maior" dos bens culturais, segundo participantes do encontro. Ele cobrou ainda empenho de funcionários com cargo permanente para cuidar do patrimônio público. "Muitos (administradores) não têm tempo de tomar conta do que está ao seu redor", teria dito Lula.

"Dependendo dos objetivos de um governo, têm coisas que passam despercebidas." Exemplar típico do barroco baiano, possivelmente do século XIX, a imagem restaurada pela UFMG estava desde o governo Fernando Henrique Cardoso numa gruta no jardim da residência oficial da Granja do Torto, sofrendo os efeitos do ventos e chuva. Antes, a peça ficava exposta no interior do Palácio da Alvorada. Funcionários do Planalto chegaram a mostrar fotos da estátua feitas antes da restauração.

A diretora do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFMG, Ana Maria Almeida Neves, contou que a imagem foi pintada por leigos nos anos 90. Os restauradores tiraram a tinta recente e recuperaram a pintura original da estátua. O trabalho de restauração, que durou um ano, tornou visível inclusive detalhes em ouro do manto azul da santa. "O presidente gostou de ver que a imagem voltou em melhores condições", disse Ana Maria. A UFMG não cobrou pelo trabalho de recuperação da imagem.