Título: Perfil mostra um Hitler com pânico de ser homossexual
Autor: Benedict Carey
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/04/2005, Internacional, p. A17

Ele era um menino afeminado, que tinha aversão ao trabalho manual. Como jovem soldado, era "desagradavelmente subserviente" aos oficiais superiores e tinha pesadelos que eram "muito sugestivos de pânico de serhomossexual". Os assassinatos em massa que ele perpetrou mais tarde resultaram em parte de um temor desesperado causado pela própria fraqueza submissiva e a humilhação de ter sido espancado por um pai sádico. O primeiro perfil psicológico de Hitler, elaborado pelo Office of Strategic Services (Escritório de Serviços Estratégicos), predecessor da CIA, foi posto este mês pela Biblioteca de Direito da Cornell University no site http://www.lawschool.cornell.edu/library/donovan/hitler.

Embora tenha sido liberado vários anos atrás, o relatório, escrito em 1943, nunca foi amplamente citado ou posto à disposição do público, segundo historiadores e bibliotecários de Cornell. A biblioteca publicou a análise depois de receber permissão de um parente do autor, o dr. Henry Murray, um famoso especialista em personalidade de Harvard durante os anos 40 e 50. A divulgação do documento foi anunciada terça-feira no programa da Fox News The Big Story with William Gibson.

"Durante muito tempo as pessoa pensaram que havia apenas um perfil psicológico de Hitler produzido pelo OSS", disse o dr. Jerrold Post, professor de psiquiatria da George Washington University e fundador do ramo de estudos psicológicos da CIA, referindo-se a um relatório do período da guerra feito pelo dr. Walter Langer que em 1972 formou a base do livro de Post The Mind of Adolf Hitler (A Mente de Adolf Hitler) .

Langer, psicanalista conceituado, morreu em 1981. Murray estava entre vários psicanalistas que trabalharam com Langer para traçar o perfil de Hitler para a OSS.

Post disse que viu um rascunho do perfil escrito por Murray pela primeira vez em 2000, enquanto estava pesquisando para seu próprio livro, The Psycological Assessment of Political Leaders (A Avaliação Psicológica dos Líderes Políticos). Na época, ele não sabia quem era o autor da análise. "É claro que este primeiro perfil acrescentou informações ao perfil definitivo de Hitler e poucas pessoas sabem até que existe", disse Post.

O documento publicado na internet é uma versão condensada da avaliação de Murray, uma mistura de teoria psicanalítica, especulação e detalhes sórdidos sobre a vida de Hitler que poderiam ter saído de um romance policial baseado em fatos reais. Com tom de autoridade, Murray diagnostica em Hitler neurose, histeria, paranóia, tendências edipianas, esquizofrenia, "auto-afirmação infinita" e "sifilofobia", que ele descreve como medo de contaminação do sangue pelo contato com mulheres.

O documento refere-se vagamente às fontes dessas informações e não apresenta nenhuma evidência científica de suas revelações.