Título: Albert, o sucessor, nunca buscou poder
Autor: Jocelyn Gecker
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2005, Internacional, p. A15

Albert Alexandre Louis Pierre Grimaldi, o príncipe Albert, sucede seu pai, Rainier III, aos 47 anos, no governo do segundo menor Estado do mundo depois do Vaticano. Ele é mais parecido com a mãe, a falecida princesa Grace. Albert é um homem consciencioso e perfeccionista, mais diplomático e menos autoritário que o pai. Ele nunca demonstrou atração pelos negócios públicos. O poder nunca foi um de seus grandes objetivos. E, se não tivesse as obrigações de herdeiro, gostaria de ter sido diretor de cinema - na linha de John Ford, já que é grande admirador de westerns.

Hoje, entretanto, Albert parece ter assimilado as funções de chefe de Estado. Os ministros há algum tempo já se submetem às opiniões do príncipe, que se envolve cada vez mais com as questões do principado, principalmente na solução de delicadas questões financeiras que têm repercussões internacionais.

Os que não o conhecem confundem sua timidez com falta de personalidade, mas se trata de um homem que sabe impor a opinião e defender as idéias com persistência.

Neto de um tricampeão olímpico, o americano John Kelly, Albert, com físico de atleta, é um esportista. Hoje, dirige a equipe de futebol do Mônaco, finalista da Copa dos Campeões de 2004.

Diplomado em Ciências Políticas pelo Amherst College, no Massachusetts, tem sido vítima de rumores sobre sua sexualidade. E mesmo o pai chegou a dizer que gostaria de passar o bastão ao filho casado e com herdeiros. Mas o príncipe Rainier III também se casou tarde.