Título: Al-Jazira prepara abertura de sucursal na Venezuela
Autor: Associated Press e DPA
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2005, Internacional, p. A16

O emir do Catar, Hamad bin Khalifa al-Thani, chegará na segunda-feira a Caracas para acertar a abertura na cidade de uma sucursal da emissora de TV Al-Jazira, informou ontem o ministro das Comunicações da Venezuela, Andrés Izarra. "A Al-Jazira está expandindo sua oferta informativa", disse Izarra. "Vão cobrir a América Latina como parte da expansão de seu sinal e decidiram que a Venezuela é um lugar estratégico para abranger toda a região." A sucursal venezuelana da emissora, considerada "a CNN do mundo árabe", receberá também as reportagens feitas por correspondentes que se estabelecerão no Brasil e na Argentina. Izarra afirmou que o projeto da Al-Jazira se incorpora a outro maior - a da formação da Telesul, uma iniciativa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que pretende se converter na alternativa sul-americana de canal de notícias. A escolha de Caracas como base da Al-Jazira na América Latina pode-se explicar também pelos interesses comuns entre a Venezuela e o Catar. Ambos os países integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Da Telesul participariam, em princípio, canais públicos da Venezuela, Argentina e Brasil. Numa segunda fase, se integrarão emissoras de outros países latino-americanos, da Espanha e Portugal.

Izarra acrescentou que a visita de Al-Thani servirá também para preparar a participação do Catar na reunião de cúpula entre os líderes latino-americanos e dos países árabes, a partir de 10 de maio, em Brasília.