Título: Em visita a SC, italiano foi infectado por Chagas
Autor: Kazuo Inoue
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2005, Vida&, p. A18

O Ministério da Saúde confirmou a contaminação de um turista italiano, que já voltou ao seu país, pelo mal de Chagas. "Ele esteve em Santa Catarina com amigos e tomou o caldo de cana", informou ontem Suzana Zeeccer, da Vigilância Epidemiológica do Estado. Com isso, subiu para 25 o número de infectados no surto provocado pelo consumo de garapa entre os dias 13 e 20. Foram registrados 156 casos suspeitos, 68 casos com resultados não-reagentes e 5 mortes. Os técnicos que investigam o foco de transmissão da doença, em Navegantes, contam com um laboratório montado no local para examinar animais silvestres e verificar se são portadores do Trypanosoma cruzi, já encontrado em dez barbeiros e um gambá.

Secretários e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde do Estado e comerciantes deverão participar hoje, às 15 horas, de uma teleconferência sobre as novas normas e procedimentos para a venda de caldo de cana e sucos de frutas in natura.

A diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Raquel Bittencourt, informou que os prazos para liberar a venda de caldo de cana serão determinados caso a caso.