Título: PMDB discute estratégia para fortalecer Romero Jucá
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2005, Nacional, p. A4

Na festa de 75 anos de José Sarney, ministro diz que acusações 'não têm fundamento" Representantes do PMDB aproveitaram um encontro durante a festa de aniversário do senador José Sarney (AP), ontem à tarde, para discutir uma forma de fortalecer o ministro da Previdência Social, Romero Jucá, submetido a forte desgaste desde a divulgação de supostas irregularidades que ele teria cometido no passado.

O próprio ministro, presente à festa de aniversário - o ex-presidente do Senado completava 75 anos - voltou a defender-se das acusações. "Está tudo bem, estou tranqüilo", garantiu Romero Jucá, sobre quem paira a denúncia de não ter pago um empréstimo tomado do Banco da Amazônia (Basa). Além disso, para sustentar a operação o hoje ministro teria oferecido garantias falsas. Outra acusação feita contra ele é que teria recebido comissão para liberar obras em Roraima.

"Nada disso tem fundamento", insistiu o ministro, em meio a dezenas de autoridades que faziam fila para cumprimentar o aniversariante. Acompanhado da mulher, a prefeita de Boa Vista, Teresa Jucá, o ministro conversou descontraidamente com outros convidados.

Aos que lhe perguntavam sobre a pressão política que vem sofrendo, Jucá respondeu que vai superar a fase ruim destes primeiros dias no Ministério, "trabalhando muito".

"Tenho certeza que tudo se resolverá", garantiu, citando como uma de suas atuais metas as modificações que pretende fazer para tornar possível a aprovação da medida provisória que trata das regras para o pedido de auxílio-doença.

'60 MAIS 15'

Além de peemedebistas como o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e Luiz Otávio (PA), Sarney recebeu, sempre muito festejado, líderes do Judiciário, como o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal, e o ministro Marco Aurélio Mello, do STF. Sarney divertiu-se brincando com sua nova idade, definindo-a como simplesmente "60 anos mais 15".

A festa foi organizada pessoalmente por Marly Sarney, mulher do ex-presidente do Senado. Do primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava presente apenas o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo.

Apesar de ter passado o fim de semana em Brasília, o presidente Lula não se animou a ir até a casa de Sarney: cumprimentou-o apenas por telefone, embora o senador tenha sido um de seus mais importantes aliados políticos dentro do Congresso. Lula passou o fim de semana em sua casa na Granja do Torto. O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, também parabenizou Sarney pelo telefone.