Título: Festa para Severino, 'o deputado da banana'
Autor: Ângela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2005, Nacional, p. A4

Defensor dos bananicultores no Agreste, presidente da Câmara é recebido como ídolo O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP), foi paparicado, louvado em músicas e alvo de uma grande festa na noite de anteontem, em Machados, na fronteira entre a zona da mata norte e o agreste - uma das seis cidades do chamado Vale do Sirigi, onde o deputado teve votação majoritaria. "Eu sou o deputado da banana", vangloriou-se, no palanque armado na praça da Matriz, tomada de gente e de faixas em sua homenagem. Severino também estava retratado em um boneco gigante e, antes do comício, puxou carreata animada por fogos e buzinaço. "Não gastei um tostão (na campanha eleitoral) em Machados e fui aqui o deputado federal mais votado. Sabem por quê? Porque sou o deputado da banana", afirmou.

"Quando os meus adversários queriam fazer deboche de mim, não me acanhei e disse em alto e bom som ser mesmo o deputado da banana", relembrou, ao reassumir o compromisso de defender os bananicultores do Vale do Sirigi, cuja economia vive da cultura da banana ou tem no produto uma das suas principais atividades. Aplaudido, Severino relembrou ter promovido a pulverização dos bananais da região com defensivos agrícolas há mais de dois anos, ainda no governo Fernando Henrique (PSDB), enfrentando o fungo da sigatoka amarela. Ele prometeu repetir em breve a operação, que terá um custo de cerca de R$ 2,8 milhões. "O projeto está encaminhado em Brasília."

Severino sorria. Um vereador local o chamou de "sacerdote da política que trabalha diuturnamente em defesa de Pernambuco" e o prefeito de Machados, Manoel Plácido Filho (PMDB), seu aliado, garantiu: "Já ouvi gente chamando o deputado de o ACM de Pernambuco." Às 23 horas, satisfeito, Severino deixou o palanque, mas ainda iria ter conversas ao pé do ouvido com seus conterrâneos.