Título: Ministério diz que embaixada não o consultou
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2005, Nacional, p. A5

O Ministério do Desenvolvimento Agrário não foi procurado por representantes do governo americano, segundo informações do secretário-executivo da pasta, Guilherme Cassel. Em Pernambuco, a superintendente do Incra, Maria de Oliveira, tinha dito que, diante da insistência de representantes dos EUA em obter informações sobre as ações do MST e a presença de agentes das Farc no Brasil, teria recomendado que procurassem o ministério, em Brasília. A superintendente regional está subordinada ao presidente do Incra, Rolf Hackbart, que responde ao ministro Miguel Rossetto. Ontem, o secretário-executivo não fez comentários sobre os encontros que Maria de Oliveira teria tido com os americanos. Por meio de sua assessoria, limitou-se a negar contatos em Brasília.

As declarações da superintendente surpreenderam o ministério. Sabia-se que ela tinha sido procurada por jornalistas, mas não que tivesse dado entrevista.

Maria de Oliveira é respeitada no Incra. Depois de ter atuado como ouvidora agrária nacional substituta, foi enviada a Pernambuco com a missão de reduzir os constantes conflitos entre os sem-terra e a instituição.