Título: Síria completa saída do Líbano
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2005, Internacional, p. A12

Apenas 30 soldados sírios ficaram, para cerimônia que encerrará oficialmente amanhã 29 anos de ocupação Acelerando o cronograma de sua desocupação militar do Líbano, a Síria retirou ontem centenas de soldados do Vale do Bekaa, no Líbano, encerrando sua presença de 29 anos naquele país. Apenas cerca de 30 soldados permaneceram em território libanês para participar amanhã de uma cerimônia que marcará oficialmente o fim da ocupação síria. Ontem foram vistos cerca de 150 caminhões e veículos militares cruzando a fronteira de volta para a Síria. "O último comboio com soldados sírios partiu da fronteira libanesa pouco antes da meia-noite", disse uma fonte militar de alto escalão. A agência de notícias libanesa estatal também confirmou que os sírios completaram sua retirada do Líbano.

Um resolução da ONU estabelecia que a retirada deveria ser completada até o dia 30, mas a Síria resolveu antecipar em seis dias esse prazo.

QUEIMANDO DOCUMENTOS

Ontem, soldados sírios queimaram documentos e desmontaram postos militares em uma base fora da cidade de Deir el-Ahmar no Vale do Bekaa, seu último grande destacamento no Líbano, disseram testemunhas à Associated Press.

Em Damasco, a capital da Síria, um funcionário do governo havia anunciado: "Dentro das próximas horas, todos os soldados estarão fora do Líbano. Os que ficaram são aqueles que farão parte da cerimônia de despedida."

Na cidade fronteiriça de Anjar, sede do comando da inteligência militar no Líbano, os funcionários sírios pareciam fazer o serviço como em um domingo normal. Mas na base de Deir el-Ahmar, 15 tanques foram colocados em caminhões e voltaram para casa. Em Dours, perto de Baalbeck, libaneses simpatizantes da Síria jogavam arroz e flores enquanto um comboio com soldados sírios passava.

Amanhã, soldados libaneses em uma base de Rayak, a alguns quilômetros da fronteira síria, vão conduzir uma cerimônia para homenagear o papel do Exército sírio no Líbano, disse um oficial militar.

Depois disso, os últimos militares vão partir e não haverá um só soldado sírio no Líbano. Os sírios ocuparam o Líbano em 1976, durante a guerra civil libanesa. Depois que a guerra acabou, em 1990, 40 mil soldados sírios continuaram no país, dando a Damasco a palavra final na política libanesa. A Síria começou a se retirar do Líbano no mês passado, depois de sofrer pressão internacional e libanesa por causa do assassinato do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, em 14 de fevereiro.

RELATÓRIO DE ANNAN

Em setembro de 2004, quando o número de soldados sírios no Líbano chegou a 14 mil, o Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução pedindo à Síria para retirar todas as tropas e agentes de inteligência. Na semana passada, funcionários libaneses e sírios disseram que os últimos soldados sairiam até 26 de abril.

O secretário-geral Kofi Annan disse na semana passada que estava postergando até amanhã a divulgação de um relatório para o Conselho de Segurança sobre a Síria no Líbano para que pudesse confirmar a retirada total. Os EUA e Annan estavam forçando a saída dos sírios antes das eleições parlamentares do Líbano, previstas para o próximo mês.