Título: Mudança no yuan não trará valorização rápida
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2005, Economia, p. B1

A China vai flexibilizar seu regime de câmbio, mas os investidores não devem esperar uma rápida e grande valorização do yuan, advertiu ontem Wei Benhua, diretor da Administração do Câmbio da China, um órgão de fiscalização do mercado cambial do país. "Vamos acelerar o processo de flexibilização da taxa de câmbio do renminbi de forma prudente, e o momento será cuidadosamente escolhido", disse Wei durante o Fórum Asiático de Boao, na ilha chinesa de Hainan. Segundo o funcionário do governo chinês, a China vai levar em consideração o impacto global de qualquer medida. O comentário de Wei vem a reboque de uma onda de críticas à subvalorização do yuan, mantido com a cotação fixa em 8,28 por dólar desde o início dos anos 90. A China e outros países asiáticos estão sendo pressionados para deixar suas moedas se valorizarem, ajudando a reduzir os desequilíbrios da economia mundial.

Integrantes do governo dos Estados Unidos e da União Européia têm recomendado à China, repetidamente, que deixe a cotação do yuan flutuar. Mas Wei sugeriu que não haverá uma grande valorização da moeda chinesa em um futuro próximo.

"Não se pode esperar que o yuan se valorize 10% amanhã. Isso seria desastroso para a China e para muitos outros países", disse o funcionário chinês.