Título: Quebra de protocolo: Itamar pede d. Cláudio
Autor: Jamil Chade, Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2005, Especial, p. H1

CIDADE DO VATICANO-O embaixador do Brasil em Roma, Itamar Franco, quebrou o protocolo e defendeu ontem, em entrevista exclusiva ao Estado, o nome do cardeal brasileiro d. Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo, para a sucessão do papa João Paulo II. O embaixador disse que a escolha de d. Cláudio representaria um avanço, já que se trata de um progressista que, mesmo alinhado à doutrina conservadora da Igreja em relação à família, sempre se preocupou com as questões sociais. "A gente gostaria que o papa fosse brasileiro e d. Cláudio seria um avanço porque é progressista no social, mesmo sendo ainda conservador em relação à doutrina da Igreja", disse. "Ele contestou o regime militar e apoiou a redemocratização, a greve de operários do ABC e tem um sentimento avançado. Ele vai ser muito diferente. Será mais avançado do que o papa anterior."

Apesar da posição favorável a d. Cláudio, Itamar fez questão de lembrar que João Paulo II entrará para a história como figura imprescindível do século 20. "O mundo se voltou para Roma e para o Vaticano porque João Paulo II ao morrer tocou o coração de todos, não só o dos romanos", disse.

Ele esteve três vezes com o Santo Padre no Vaticano e guarda boas lembranças. "Todos os que tiveram contato com sua santidade ficaram comovidos com a defesa que ele fazia dos direitos humanos", afirmou.