Título: 'Teria sido melhor não reagir'
Autor: Expedito Filho, Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2005, Especial, p. H4

"Faço questão de sublinhar que jamais desrespeitei autoridade constituída ou legitimamente eleita. A entrevista feita comigo, como que forçada por diversos repórteres e emissoras, deu-se em ambiente impróprio, no barulho da saída do Aeroporto de Roma, após longa e cansativa viagem.

É claro que não gostei de ser abordado - e apenas isso - sobre a escolha do futuro papa, quando eu apenas quisera ter falado sobre o extraordinário pontificado do papa João Paulo II, cujos frutos ainda colheremos por muito tempo na Igreja Católica e no mundo todo.

Quando se apontou a opinião do nosso presidente sobre o assunto, reagi - o que teria sido melhor não ter feito - porque não era o senhor Lula que deveria falar sobre esta questão, 'sendo a escolha do papa uma escolha iluminada pelo Espírito Santo'.

Não me parecia que o assunto do Espírito Santo fosse da alçada do nosso senhor presidente, dado que nas matérias de fé, de moral e de ética da nossa Igreja ele me parecia mais confuso, ambíguo ('caótico') do que lídimo e claro, isto é, não suficientemente católico.

Roma, 6 de abril de 2005

Cardeal Eusébio Oscar Scheid

Arcebispo do Rio de Janeiro"