Título: TRECHOS
Autor: Expedito Filho, Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2005, Especial, p. H4

"Diante da situação dos moradores de rua, a sociedade e o poder público devem reconhecer que não é suficiente o que fazemos (...). As políticas públicas emergenciais e assistenciais certamente melhoraram ultimamente. Há mais vagas em albergues, mais assistência à saúde dessas pessoas, mais e melhores oportunidades de alimentação. Mas esses pobres continuam na rua. Ora, não basta dar-lhes melhores condições (...). O que sempre foi e continua sendo necessário é oferecer-lhes condições de sair da rua." A CHACINA DE MORADORES DE RUA, DE 01/9/2004

"O apoio dos bispos católicos aos trabalhadores se tornou mais concreto e eficaz, no Brasil, durante o regime militar e perdura até hoje. Naquela época, a repressão aos trabalhadores, a suas associações e sindicatos, a suas greves e reivindicações foi dura e constante"

OS BISPOS E OS TRABALHADORES, DE 12/5/2004

"A 'pílula do dia seguinte', ao ser ingerida logo após o ato sexual, pode às vezes chegar antes da fecundação (...). Nesse caso, não se trataria de aborto, mas de um anticonceptivo químico, cujo uso também é ilícito, segundo a Igreja Católica. Contudo, ao tomar a pílula, a mulher não sabe o que está ocorrendo em seu organismo: um aborto ou uma anticoncepção. Diante da dúvida, mais uma vez seria gravemente ilícito correr o risco deliberado de matar um ser humano nascente."

A PÍLULA DO DIA SEGUINTE, DE 2/12/1998

"Diante da amplidão e profundidade estrutural do problema do desemprego, há os que adotam uma atitude determinística e conformista, como se não houvesse alternativa possível. É necessário combater essa mentalidade, pois é falsa e só favorece os incluídos no sistema. Urge encontrar alternativas, porque dos excluídos, por terem direito às mudanças, não se pode exigir sacrifícios sem esperanças concretas de inclusão"

TRABALHO PARA TODOS, DE 22/9/1999

"A rejeição da clonagem humana por motivos éticos e pelos riscos que traz à espécie humana se aplica também à clonagem humana para uso científico e terapêutico. Sobre isso o Vaticano se pronunciou (...), e defende a pesquisa sobre células estaminais adultas como 'via mais razoável e mais humana', pois não acarreta a morte do doador"

A CLONAGEM HUMANA, DE 28/11/2001

"Há décadas vem-se desenvolvendo o debate sobre o ensino religioso nas escolas públicas (...) Atualmente, com a percepção de que valores fundamentais para a convivência social pacífica e respeitosa dos direitos humanos de todos parecem ir-se eclipsando, tornou-se maior o consenso sobre o ensino religioso, que eduque nossas crianças e jovens para valores fundamentais (...)"

ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA, DE 5/9/2001

"Nós, católicos de hoje, carregamos o peso dos erros e culpas dos que nos precederam na história, embora não tenhamos responsabilidade pessoal por esses erros do passado (...), pois só Deus conhece o que se passava no coração daquelas pessoas (...). Com isso não queremos isentar-nos de nossos próprios erros e culpas no tempo presente, pois sabemos que continuamos 'santos e pecadores'"

O PERDÃO, DE 8/3/2000