Título: Polícia expulsa em média 3 por semana
Autor: Clarissa Thomé
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/04/2005, Metrópole, p. C5

A Polícia Militar do Rio tem 37.700 homens e uma triste rotina: seus integrantes estão ligados aos crimes mais bárbaros ocorridos no Rio, como as chacinas da Candelária e de Vigário Geral. Entre 1999 e 2004, 796 PMs foram expulsos por crimes como homicídio, roubo, extorsão, tráfico - média próxima de três por semana. A atuação de maus policiais levou o secretário de Segurança, Marcelo Itagiba, a fazer um desabafo um mês atrás, quando o soldado Maurício Almeida Mendonça foi assassinado numa emboscada. "A morte do PM também teve a co-participação de todos aqueles policiais corruptos que não honram suas fardas e distintivos e se envolvem com traficantes."

De acordo com o secretário, os policiais do Rio, que recebem em média R$ 750,00, tiraram de circulação 45 mil criminosos, 75 lideranças do tráfico e apreenderam 30 mil armas nos últimos dois anos. Quarenta e quatro morreram em confronto, em 2004.

A antropóloga e cientista política Jacqueline Muniz, especialista em segurança, diz que é necessária uma total reestruturação na polícia, a exemplo do que houve em Nova York. "A confiança pública é a base da eficiência. Quanto menos confiança a polícia tem, mais ela precisa empregar a força."

Para reestruturar a polícia, a especialista diz que é preciso ter órgãos externos de controle - corregedorias e ouvidorias, com plano de carreira e orçamento próprio. "Os policiais não podem investigar colegas e, ao sabor da política, serem transferidos. Serão vistos sempre como X-9 (espiões)".