Título: Governo vai insistir em Fantine para ANP
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2005, Nacional, p. A6

Presidente manda Dilma atender a pedidos de políticos

ENQUADRADA: Simpática ou não a deputados e senadores, acessível ou não a seus pedidos, a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, terá de recebê-los, atender aos pleitos que fizerem e comparecer às comissões do Congresso, como ontem, quando foi à Câmara. Essa foi a ordem dada a Dilma há 10 dias pelo presidente Lula, durante encontro em que ele chegou a deixar escapar alguns gritos de irritação com a ministra. Gerusa Marques BRASÍLIA A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, afirmou ontem que o governo vai insistir para que o Senado aprove a indicação do engenheiro José Fantine para a presidência da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Há duas semanas, numa reação de setores do PMDB contra a ministra, os senadores da Comissão de Infra-Estrutura da Casa impuseram uma derrota ao governo e rejeitaram o nome de Fantine por 12 votos contra 11. Mas o governo, segundo Dilma, espera que o plenário reveja essa posição.

"É um nome bastante íntegro e tecnicamente capacitado", disse a ministra ao se referir a Fantine, durante audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o aumento das tarifas de energia elétrica. Foi a primeira vez que Dilma foi ao Congresso depois que o presidente Lula pediu a ela que tivesse maior atenção com os deputados e senadores.

Segundo parlamentares, o descaso da ministra com os políticos foi um dos motivos da derrota do governo na Comissão de Infra-Estrutura. Outro complicador foi o descontentamento do PMDB por não ter conseguido emplacar um nome na diretoria da Eletrobrás. Ontem, Dilma tentou minimizar os desentendimentos com os políticos. "Nunca briguei com o Congresso", afirmou ela.