Título: Mulheres de militares fazem apitaço diante do Planalto
Autor: Leonencio Nossa Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2005, Nacional, p. A7

Elas exibiram faixas e queriam audiência com Lula;

no fim, foram recebidas por um assessor da Presidência Com o mesmo refrão que os esquerdistas e os contrários à ditadura militar usavam nos protestos pós-64 até a abertura, em 1985 - como "o povo unido, jamais será vencido" -, as mulheres de militares fizeram ontem a primeira manifestação organizada contra o governo do PT, na frente do Planalto. Cerca de 80 mulheres passaram a tarde na Praça dos Três Poderes, cobrando do presidente Lula reajuste de 23% no soldo dos maridos. Elas gritavam refrões como "Lula, cadê você?", levavam faixas e fizeram apitaço tão estridente que assustou os índios acampados na Esplanada. No fim do protesto, uma comissão foi recebida por um assessor do gabinete da Presidência.

Uma faixa referia-se à frase de Lula de que estudaria com carinho a reivindicação de reajuste: "Carinho para a primeira-dama. Para as FFAA (Forças Armadas), respeito! Reajuste já!" Outra dizia: "Prefiro qualquer regime ao regime da fome." O número de pessoas que fazia a segurança era maior que o de manifestantes. Foram mobilizados 80 policiais militares e 20 seguranças da Presidência.

Algumas mulheres tentaram chegar até a rampa do palácio, mas o cordão de PMs as impediu. "Acho que a declaração do Lula é demagogia, quero saber o que ele tem contra a família militar", criticava Marinalda Fonseca, contando que seu marido, oficial da Marinha, ganha por mês R$ 1.600. Já Patrícia Boechat disse que seu marido ganha R$ 1.700 mensais.