Título: PF faz blitz em empresas do líder do PL
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2005, Nacional, p. A8

Receita também participou de operação em empresas de Sandro Mabel, acusado de sonegação de impostos em dois inquéritos Numa operação conjunta, a Polícia Federal e a Receita Federal realizaram ontem buscas e apreensões em empresas do líder do PL na Câmara, Sandro Mabel (GO) no Rio, Santa Catarina e Goiás. Dono da marca de biscoitos Mabel, o deputado comanda o partido do vice-presidente José Alencar. Ele é acusado em dois inquéritos por sonegação de impostos desde 2000. As empresas atingidas foram o grupo Catarinense de Indústrias de Produtos Alimentícios (Cipa) e o grupo Icatu, do qual ele é sócio.Foram apreendidos computadores, disquetes e documentos contábeis.

Ninguém foi preso. Em nota oficial distribuída ontem, a Cipa informa que encarou a operação nas suas dependências como "um procedimento comum e corriqueiro em todas as grandes empresas brasileiras, que são freqüentemente fiscalizadas pelo INSS, Receitas Federal e Estadual".

Conforme a nota, a empresa procurou atender todas as solicitações dos fiscais pelo tempo que permaneceram em sua sede. Informa também que, no último mês, a Receita já havia concluído análise em sua contabilidade. Alega ainda que é uma empresa séria e tem as suas contas em ordem, sendo regularmente auditada.

Diz, por fim, que nos seus mais de 50 anos, a empresa "sempre procurou a legalidade de suas ações e o cumprimento de seus deveres, o que a torna uma das mais respeitadas do país".