Título: Prefeito está indiciado em 5 inquéritos por insuflar índios
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2005, Nacional, p. A9

Liderança mais exaltada e organizador de parte do movimento de contestação ao governo Lula contra a homologação do Reserva Raposa Serra do Sol, o prefeito de Pacaraima, Paulo Cesar Justo Quartiero (PDT), dono de duas fazendas com cerca de 9 mil hectares, está indiciado em cinco inquéritos da Polícia Federal em Boa Vista, sob a acusação de insuflar o conflito entre os índios macuxi, divididos entre as facções ligadas a duas entidades indígenas - a Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur) e Conselho Indígena de Roraima (CIR). Quartiero e outros arrozeiros estariam por trás de ataque que resultou na destruição de 22 habitações, em quatro malocas ao longo da região da Raposa. O ataque ocorreu no dia 23 de novembro, numa série de ações que começaram no amanhecer do dia e só terminou depois que a última maloca foi completamente destruída. "Tinha índio e fazendeiro. Quando vi o barracão (onde ficava a escola da comunidade) pegando fogo, saí correndo de dentro de casa, carregando uma bolsa. Acho que pensaram que estava armado e um deles atirou de dentro do carro", lembra Jocivaldo Constantino, que recebeu três tiros, dois no braço e um no pescoço, segundo ele, disparados por fazendeiro.

Os fazendeiros reuniram no mesmo grupo - o relato da conta que seriam mais de cem pessoas, todas armadas e muitas com sinais de embriaguez - os macuxi, que são contra a homologação, e listaram e atacaram quatro malocas: Brilho do Sol, Jauari, Taitai e Homologação. Um dos tratores usados para derrubar as habitações era, segundo polícia, das fazendas Providência e Depósito, que pertencem a Quartiero. A finalidade era acabar com a reocupação de áreas próximas a sedes de fazendas de arroz, organizada pelo CIR e apoiada por missionários da Ordem Consolata.

"A Polícia Federal esteve aqui, mas acho que só vai ter índio preso. Eles têm que olhar direito é o Quartiero", acusa o coordenador regional do CIR, Marinaldo Justino Trajano