Título: MST faz marcha a Brasília contra política econômica
Autor: Ricardo Rodrigues Colaborou: Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2005, Nacional, p. A10

Grupos de sem-terra de diferentes regiões do País já começam a se deslocar para Goiânia, a capital de Goiás, a 211 quilômetros de Brasília. A meta do Movimento dos Sem-Terra (MST) é reunir 10 mil trabalhadores naquela cidade nos próximos dias, para participar de uma longa marcha em defesa da reforma agrária - e contra a política econômica do ministro Antonio Palocci. Se o objetivo da organização for alcançado, será uma das maiores manifestações da história do movimento. A marcha começa na segunda-feira e termina dia 16, em Brasília, diante do Palácio do Planalto. Segundo João Pedro Stédile, da direção nacional do MST, o objetivo é pressionar o governo de Lula, que não tem cumprido suas promessas na área da reforma agrária. "Fizemos um acordo com ele, em novembro de 2003, no qual se comprometeu a assentar 430 mil famílias em três anos. Faltam 20 meses para o fim do governo e só foram assentadas 60 mil famílias", disse Stédile.

O MST vai entregar às autoridades em Brasília um texto com 16 propostas de mudanças nos rumos do governo. Denominado O Que Precisa Ser Feito para Mudar a Vida do Povo, o documento aborda questões que vão da reforma agrária à democratização dos meios de comunicação.

O alvo mais visível do texto é a política econômica.

O PT apóia o MST e vai enviar representantes à marcha. Na semana passada, durante encontro com Stédile, presidente do partido, José Genoino, reafirmou que a reforma agrária faz parte das bandeiras petistas. "Deixei claro, no entanto, que não apoiamos as críticas à política econômica."