Título: Sorocaba ignora abaixo-assinado e Itu revoga lei
Autor: José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/04/2005, Nacional, p. A6

Apesar da pressão das ONGs Cidadãos em Alerta e Movimento contra o Nepotismo, 8 dos 20 vereadores de Sorocaba mantêm parentes na Câmara. As entidades recolheram mais de 30 mil assinaturas de apoio a projeto do vereador Mário Marte Júnior (PFL) que proibia o nepotismo, mas a mobilização não foi suficiente para que entrasse em votação. Os vereadores que recorreram contra o arquivamento perderam também na Justiça, que não acolheu mandado de segurança alegando falta de amparo legal. O presidente da Câmara de Sorocaba, Waldomiro Raimundo de Freitas (PFL), comemorou a decisão judicial com um minuto de silêncio, simbolizando a "morte" das ONGs contra o nepotismo.

Freitas nomeou um primo para um dos cargos do Legislativo. "Primo casa com prima, portanto não é parente", disse. Pressionada pela mobilização popular, a Mesa da Câmara editou projeto de resolução que proíbe o nepotismo em órgãos municipais, mas só tem validade para casos futuros.

Em Itu, na região de Sorocaba, uma lei de 2001 que proibia o nepotismo foi revogada em fevereiro para atender ao interesse do prefeito Herculano Júnior (PV). Como pretendia contratar seu primo. "É pessoa competente, de extrema confiança e preciso dele."

Em Tatuí, os moradores se mobilizam pela votação do projeto antinepotismo do vereador José Manoel Coelho (PDT), protocolado em 2004. Dos 11 vereadores da cidade, 5 empregam parentes.