Título: Grupo de Zarqawi assume ataque a prisão
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/04/2005, Internacional, p. A8

A célula da rede terrorista Al-Qaeda no Iraque, liderada pelo jordaniano Abu Mussab al-Zarqawi, assumiu ontem a autoria do ataque de sábado contra a prisão de Abu Ghraib, que deixou 44 soldados americanos e 12 presos feridos. Em um comunicado divulgado na internet, o grupo afirmou: "Nossos irmãos lançaram mais de 39 mísseis. As Brigadas de Rahman e dos Soldados Muçulmanos iniciaram os confrontos contra os infiéis depois de um ataque com vários carros-bomba que foram capazes de entrar pela porta principal." A veracidade do comunicado não pôde ser confirmada. O grupo prometeu mais atentados e disse que entre 40 e 60 rebeldes participaram do ataque contra a prisão, cenário do escândalo de abusos de 2004, quando fotos de soldados americanos humilhando presos iraquianos foram levadas a público.

Um soldado americano morreu ontem na explosão de uma bomba em Beiji e um marine foi morto sábado em uma explosão em Hadithah, ambas cidades no centro do Iraque. Dois carros-bomba explodiram ontem em Mossul, no norte, matando um civil iraquiano e ferindo outros cinco.

O Iraque reabriu ontem um dos principais postos fronteiriços com o Irã, mas Teerã recomendou que seus cidadãos não viajem ao país vizinho por causa da insegurança. A passagem de Chalanche (sudoeste) tinha sido fechada em 28 de março, impedindo que peregrinos visitassem locais sagrados xiitas no Iraque para a celebração de uma festa religiosa.