Título: Assembléia discute hoje a saída do diretor do Inpe
Autor: Simone Menocchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2005, Vida&, p. A15

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Ciência e Tecnologia vai fazer hoje, às 8 horas, uma assembléia em frente ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, para discutir a saída do diretor Luiz Carlos de Moura Miranda, que há quatro anos estava no cargo. A reunião também vai abordar o futuro da instituição e a escolha do próximo diretor. De acordo com o sindicato, os servidores foram surpreendidos com a saída de Miranda. A demissão foi divulgada oficialmente anteontem pela assessoria de imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A entidade acredita que os problemas pessoais alegados por Miranda para justificar a demissão ao MCT se referem à falta de autonomia. "O Inpe sempre teve autonomia para gerir os recursos e, de repente, teve de ficar subordinado à Agência Espacial Brasileira. Isso foi um desprestígio", disse o presidente do sindicato, Anísio de Arantes Gonçalves. "Isso vai servir de alerta para o próprio ministro, já que o Inpe sempre trabalhou com autonomia."

No começo do ano, o governo federal determinou que a verba de R$ 104 milhões destinada às pesquisas do Inpe deveria antes passar pela Agência Espacial Brasileira. O sindicato teme ainda que a escolha do novo diretor seja política. "Deve ser alguém que conheça de perto nossas necessidades e realidade. A escolha não pode ser uma imposição de cunho político", disse Gonçalves.

Na próxima sexta-feira, o ministro Eduardo Campos, da Ciência e Tecnologia, viaja para São José dos Campos para empossar como diretor interino o atual coordenador de Engenharia e Tecnologia Espacial da instituição, Leonel Fernando Perondi. Três nomes, então, deverão ser indicados em lista tríplice para que o ministro escolha o novo diretor.