Título: Suplicy também quer explicação de Jucá
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2005, Nacional, p. A3

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) endossou ontem as declarações do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara, sobre a necessidade de o ministro da Previdência, Romero Jucá, comprovar inocência quanto às denúncias de que é alvo. "Acho importante, para o bem do ministro, que ele dê os esclarecimentos cabais que lhe estão sendo solicitados."

Questionado se as explicações dadas até agora por Jucá foram insuficientes, o senador optou por uma saída diplomática: "Quando o esclarecimento for inteiramente satisfatório e cabal as dúvidas vão acabar."

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) também aumentou a carga do bombardeio político contra Jucá. Em entrevista ontem à Rádio CBN, afirmou que a indicação de Jucá para o ministério não foi feita pela bancada do PMDB no Senado. "A indicação foi do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A bancada não foi consultada", assegurou Simon, deixando claro que uma parte dos senadores peemedebistas não se sente responsável pela manutenção ou não de Jucá no posto.

O senador gaúcho acrescentou que também foi decisão do governo indicar Jucá para o cargo, "mesmo sabendo das denúncias contra ele, pois a imprensa as vinha publicando desde dias antes da nomeação". Simon criticou o formato da aliança que vem sendo feita entre PMDB e PT. "A participação do partido no governo, na forma como está sendo feita, desqualifica a aliança e merece contestação."

Jucá evitou ontem polemizar com os parlamentares que afirmam que suas explicações não são convincentes. Disse que não bateria boca com eles. Também argumentou que os parlamentares não conhecem todas as suas explicações, porque os jornais não teriam reproduzido todas em detalhes. "A explicação que acho importante ser analisada é a que será dada ao Ministério Público e também à investigação da Polícia Federal", declarou ele.