Título: Severino é 'atormentador-chefe' de Lula, diz Economist
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2005, Nacional, p. A6

Para revista britânica, presidente da Câmara é uma ameaça aos planos do governo Depois de descobrir que descende de nobres italianos, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti n(PP-PE), agora ganhou espaço nobre na revista britânica The Economist, nas bancas desde ontem, que o rotula como "atormentador-chefe" do presidente Lula. A revista diz que a eleição de Severino ameaça "ambiciosas reformas" projetadas pelo governo e a própria reeleição de Lula. E dá como exemplo de sua força a derrota, em plenário, da MP 232. A revista diz que Severino dá "uma nova face a um velho problema" - a dificuldade de partidos sem maioria nos Congressos governarem. Explica que o PT "tem de dividir parcela do poder com partidos de centro e direita, que criticou durante décadas na oposição". E explica que a base da eleição de Severino foi o "lower-clergy" (tradução literal de baixo clero) do Congresso.

A Economist registra que o primeiro ato de Severino foi tentar aumentar os ganhos dos deputados, medida que ganhou sólida rejeição na opinião pública. Assinala que, quando Severino cobrou a nomeação de um ministro, Lula desistiu da reforma ministerial.

A matéria diz que Lula pode usar o Senado para reverter "medidas irresponsáveis" aprovadas na Câmara. Ressalta que a economia forte aconselha a que Lula seja visto mais como amigo do que como inimigo. O texto é acompanhado de charge em que Lula aparece jogando capoeira com Severino, mas os músicos usam instrumentos errados: violão e maracas, mas nenhum berimbau ou atabaque.