Título: Marina diz que nunca contratou parentes
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2005, Nacional, p. A7

BRASÍLIA-A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, rebateu ontem pela primeira vez as acusações de nepotismo pelo fato de seu marido, Fábio Vaz de Lima, estar empregado no gabinete de seu suplente no Senado, Sibá Machado (PT-AC), como revelou o Estado. Marina disse que a iniciativa foi do senador e ela nunca empregou parente em seu gabinete, desde o início de sua carreira política. Fábio recebe R$ 8,2 mil como assessor técnico. "O convite foi feito pelo senador, e quem deve falar sobre isso é o senador", afirmou Marina, após inaugurar o sistema de cadastro informatizado de licenciamento ambiental, no Ibama. "No meu gabinete, de vereadora a senadora, você não vai encontrar um parente meu, e pode vasculhar o governo do Acre que não vai encontrar nenhum tipo de indicação política da ministra Marina Silva."

No Senado, Eduardo Suplicy (PT-SP) amenizou da tribuna sua declaração do dia anterior, de que a melhor solução era Fábio deixar o cargo, avisando que sua opinião não deveria ser entendida como se estivesse pedindo a demissão do marido de Marina. "Sibá Machado tem inteira liberdade de contratar Fábio. Mesmo se houvesse lei proibindo nepotismo, ainda assim a questão não estaria inserida, porque ele não é seu parente", disse. "Em momento algum tive a intenção de, de alguma forma, marcar ou ferir uma das pessoas a quem, todos podem testemunhar, sempre tive afeto e companheirismo."

Em aparte, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) perguntou-lhe se concordava ou não com a contratação do marido de Marina no gabinete de seu suplente. Suplicy repetiu o que dissera no dia anterior: "Eu transmiti à repórter que será melhor Fábio trabalhar em outra área", respondeu. Com ironia, ACM sugeriu a transferência do assessor para o Executivo, "que é tão pródigo".