Título: Senador emprega 2 filhos, que nem vão ao trabalho
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2005, Nacional, p. A7

Aliado do governo, o líder do PSB, senador João Capiberibe (AP), emprega dois filhos "fantasmas" no Senado. Ele confirma a contratação, alega que os dois são "preparadíssimos", mas ambos são desconhecidos nos setores onde deveriam atuar. Como assessor técnico, salário de R$ 8,2 mil, Carlos Camilo Goés Capiberibe aparece lotado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Só que ninguém dá notícia dele por ali. "Aqui nunca teve ninguém com esse nome", informam. O mesmo se dá com Camila Luciana Góis Capiberibe, contratada por R$ 6,1 mil como secretária parlamentar, na liderança do PSB. "Camila quem? Ninguém sabe quem é." Pelo ato de nomeação, ela "trabalha" na liderança há mais de dois anos, desde fevereiro de 2003. Carlos Capiberibe foi nomeado em março último. O senador disse que as perguntas sobre a contratação dos dois devem ser feitas ao presidente da comissão e ao líder. Aliás, o líder hoje é ele próprio, substituindo Antonio Carlos Valadares (SE), que trocou o cargo pela presidência da CAS. O gabinete de Valadares diz que ele está na África. Capiberibe não vê as contratações como nepotismo. "Se fossem meus subordinados diretos, tudo bem, seria, mas como não são, a nomeação é de livre escolha de quem o fez", alegou.

"Meu filho é cientista político, com mestrado no Canadá, minha filha também tem especialização no Canadá, em comunicação. Os dois são advogados, falam quatro línguas."

O senador e sua mulher, a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), tiveram mandatos cassados pelo TSE em abril de 2004, acusados de comprar votos em 2002. Eles se mantêm no cargo graças a recursos no STF.