Título: Severino vai apressar referendo
Autor: Simone Menocci
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2005, Cidades, p. C3

APARECIDA - O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), prometeu ontem em visita ao Santuário Nacional de Aparecida apressar a votação do referendo sobre o desarmamento. O pedido foi feito a Severino pelo arcebispo de Aparecida, d. Raymundo Damasceno Assis. "O pedido de d. Damasceno é uma ordem", afirmou o deputado. "Ele sempre me aconselhou na vida. Em Brasília, sempre me telefonava quando eu extrapolava nas minhas considerações." O Estatuto do Desarmamento prevê a realização de um referendo no mês de outubro, quando a população deve opinar se é contra ou a favor da proibição de vendas de armas de fogo e munição. "Sou favorável e vou procurar agilizar o assunto semana que vem na Câmara."

Com um broche de Nossa Senhora Aparecida no peito, Severino disse que quer ser o "porta-voz de Aparecida". "Eu sou desta cidade também, tenho parentes aqui." A mulher dele, Catharina, tem parentes em Aparecida.

No mês passado, a Câmara aprovou a prorrogação, até 23 de junho, da campanha do desarmamento - por meio da qual o governo remunera pessoas dispostas a entregar suas armas.

No Santuário de Aparecida há uma campanha pelo desarmamento sem o pagamento de indenização. "Decidimos fazer desta forma para ajudar o governo federal, já que aqui passam milhares de peregrinos", disse o reitor do santuário, Joércio Gonçalves Pereira.