Título: Aliado do Irã, Jaafari passou 23 anos no exílio
Autor: Reuters, AP e AFP
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2005, Internacional, p. A10

BAGDÁ-O xiita religioso Ibrahim al-Jaafari, nomeado primeiro-ministro iraquiano, passou 23 anos no exílio e participou dos outros dois governos provisórios desde que o regime de Saddam Hussein caiu, em abril de 2003. Seu nome verdadeiro é Ibrahim al-Ucheiqar e ele nasceu em 1947 em Kerbala, uma das cidades sagradas para os muçulmanos xiitas, numa família de classe média e muito religiosa. Afiliou-se ao Partido Dawa - que defende a transformação do Iraque num Estado islâmico nos moldes do vizinho Irã - em 1966. No começo dos anos 70, mudou-se para Mossul para estudar medicina. Formou-se em 1974.

Jaafari chegou à liderança do partido no final da década de 70, quando a repressão aos xiitas começou a se intensificar no Iraque.

Segundo dados do Dawa, até 124 mil militantes do partido morreram nos anos de confronto com o governo do Partido Baath. Como muitos outros ativistas xiitas, Jaafari buscou refúgio no Irã logo depois da chegada de Saddam Hussein ao poder. Após nove anos no Irã mudou-se para Londres, onde passou a atuar na nova oposição no exílio, impulsionada e financiada pelos EUA.

Nesse movimento despontaram também outros dos atuais líderes do Iraque, como o primeiro-ministro em fim de mandato Iyad Allawi e o ex-banqueiro Ahmed Chalabi, ambos xiitas como ele, mas laicos.

Em 2003, depois da entrada das tropas americanas em Bagdá, Jaafari voltou ao Iraque com a mulher e dois filhos. Integrou o conselho de governo nomeado pelos EUA e foi um dos vice-presidentes do governo de Allawi. Jaafari reconhece a necessidade atual da presença das tropas americanas, mas defende sua rápida saída do Iraque. Também é partidário de uma estreita relação com o Irã, um dos principais inimigos dos EUA na região.