Título: Nome de futuro controlador da companhia pode sair hoje
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2005, Economia, p. B16

Depois de quase dois meses discutindo propostas, a cúpula da Fundação Ruben Berta, juntamente com os principais executivos do grupo Varig, esperam definir hoje o nome de seu futuro controlador. Das quatro principais propostas que estão à mesa, uma das mais cotadas é a de German Efromovich, da Ocean Air. Ele promete aportar US$ 50 milhões imediatamente. O empresário Nelson Tanure fala em investir R$ 90 milhões mas, assim como fez no Jornal do Brasil e na Gazeta Mercantil, não se responsabiliza pelas dívidas. Esta proposta é defendida pelo presidente da Varig, Carlos Luiz Martins, e tem a simpatia de alguns líderes sindicais. Há ainda a proposta da Planner, corretora contratada pela Varig e que encontrou no mercado um grupo de investidores portugueses e um banco suíço. A proposta, capitaneada por Maurício Quadrado, conta com apoio de quatro dos sete curadores da fundação, incluindo o presidente do conselho, Ernesto Zanata. Por fim, há a proposta da Gol, que iniciou conversas com a Varig nos últimos dias, após recomendação do vice-presidente, José Alencar.

Uma vez escolhida pelos curadores, a proposta precisará ser sancionada pelo Colégio Deliberante, grupo de 165 funcionários eleitos diretamente. Mas, para que o colégio se reúna, ele precisa ser convocado com oito dias de antecedência, o que até ontem à noite não havia acontecido.

Um executivo da Varig que prefere o anonimato está confiante de que a divulgação do balanço irá ajudar nas negociações. "Ninguém imaginava que pudéssemos virar o jogo só com a operação." Ele garante que já é consenso que a fundação perderá o controle. "Isso não é motivo de alegria, mas é total consenso."

Depois da reunião de hoje, os curadores se encontram com sindicalistas. "Esperamos que não haja demissões", avisa o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, Celso Klafke.