Título: 'Juros prejudicam o emprego'
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/04/2005, Nacional, p. A12

Pequenos empresários não suportam atuais taxas, diz Severino

Num novo ataque à política de juros, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, disse ontem que os micros e pequenos empresários são as maiores vítimas das altas taxas definidas pelo governo. Severino afirmou, em discurso em Anápolis, que as grandes empresas têm acesso "fácil" às direções dos bancos e linhas de crédito e de financiamento. "Defendo os micros e pequenos, pois eles não podem suportar essas taxas de juros distorcidas que só prejudicam o emprego no Brasil", disse Severino. Ele explicou que, ao defender mudanças na estrutura do Comitê de Política Monetária (Copom), não reivindica presença e interferência do Congresso no órgão. "Estou defendendo a participação da sociedade", disse. Severino também voltou a criticar o excesso de medidas provisórias enviadas ao Congresso. "Se pudesse acabar com elas, acabaria", salientou. O presidente da Câmara observou, porém, que deve respeitar a Constituição, que garante ao governo editar MPs. "Mas isso não pode ser da maneira como está sendo feita, pois atrapalha a atuação dos parlamentares."

Em outra crítica ao governo, Severino disse que o presidente Lula precisava estar em Anápolis para ouvir reclamações do setor produtivo contra as medidas adotadas na área econômica. "Serei um porta-voz e levarei o recado de vocês (empresários) ao governo", afirmou. Ao falar das obras da Ferrovia Norte-Sul, o presidente da Câmara disse que o movimento de parlamentares e empresários é necessário, pois o Palácio do Planalto costuma "dormir" em certas situações.

A conclusão das obras da Ferrovia Norte-Sul foi prometida por Lula, no ano passado, em viagem à cidade goiana de Rio Verde. O lançamento da obra, no governo Sarney (1985-1989), foi marcado por denúncias de corrupção. Hoje, só um trecho de 215 quilômetros, ligando Açailândia e Estreito, no Maranhão, está concluído.

O movimento da frente parlamentar e empresarial em defesa da ferrovia, liderado pelo deputado Barbosa Neto (PSB-GO), não despertou a atenção de autoridades. Os governadores da região por onde a estrada passará não compareceram.