Título: Dirceu: maior erro foi Severino
Autor: Ariel Palacios
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/04/2005, Nacional, p. A12

Ele apóia avaliação de Lula de que Planalto falhou na Câmara O chefe da Casa Civil, José Dirceu, admitiu que a eleição de Severino Cavalcanti à presidência da Câmara dos Deputados "foi nosso mais grave erro" desde que começou o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Dirceu afirmou que a eleição de Severino "foi uma decisão democrática da Câmara". No entanto, confessou que "o fato de o PT e seus aliados perderem foi um grave erro nosso". Fazendo um mea-culpa coletiva, o chefe da Casa Civil sustentou que "não fomos capazes de ter um só candidato e vencer as eleições". "A responsabilidade é toda nossa. Talvez tenha sido o mais grave erro que cometemos até hoje", admitiu Dirceu.

Comentando as recentes declarações de Severino que indicavam que o Congresso Nacional funcionava como nos tempos da ditadura - quando o Parlamento convivia com o uso excessivo dos decretos-leis por parte dos presidentes militares - Dirceu disse que não passava de "uma frase retórica".

Severino argumentou que o decreto-lei e a medida provisória produzem o mesmo resultado, que é o de impedir o Congresso de legislar.

"Não aumentaram as medidas provisórias nem mudou a qualidade. Mudou a sistemática. O presidente Fernando Henrique Cardoso emitia medidas provisórias e elas ficavam quatro ou cinco anos sendo reeditadas, e hoje não existe mais isso. O que acontece hoje é que o Congresso, soberanamente, mudou". disse o ministro.

Estamos apoiando uma série de mudanças em relação às MPs. Não tem nada a ver com a ditadura. O Brasil é um País que nunca antes teve tanta democracia, tanto diálogo, tanta parceria com a sociedade".

Perguntado se o presidente Lula deveria fazer coletivas de imprensa com mais freqüência, Dirceu desconversou: "Isso é do juízo do presidente e da assessoria de comunicação e de imprensa dele. Não vou comentar isso, até porque eu não sou um bom exemplo", afirmou o chefe da Casa Civil.